O que é meditação?



Quando se fala em meditação percebemos que existe uma variedade enorme de conceitos sobre a palavra. Cada pessoa dá à palavra um significado diferente. 
Para alguns, meditar é pensar a respeito de alguma coisa; aprofundar-se num determinado assunto, descobrir novos ângulos de um problema, etc. Isto é reflexão. Para outros, meditar é concentração. Isto simplesmente treinar a concentração mental. Ao contrário do que muitos pensam, de que meditar é pensar, meditar é parar a mente, é viver o presente integralmente. É parar o nosso diálogo interno. 
A nossa mente funciona sem parar são mil informações que nos passam pela cabeça. Como um computador processando e lançando dados. Só que na maioria das vezes este computador não teve um programador e os dados surgem de maneira desordenada, sem objetividade, gastando energia desnecessária. 
Os pensamentos aparecem levando-nos de volta ao passado, provocando as emoções que vivemos na época e que não estão totalmente liberadas. Exemplo: lembrança do dia em que sofri uma determinada deslealdade e que me traz emoções de raiva, medo, tristeza, mesmo em meio a algum divertimento. 
Meu estado de espírito muda e começo a achar tudo ruim, desagradável. As vezes vem pensamento do futuro. Medo e incertezas que provocam emoções negativas também. 
Não conseguimos viver o presente, estar inteiros, conscientes do que está ocorrendo a cada momento. 
 Meditar é isto: “Viver todos os momentos da vida em plena consciência” Logo, a melhor meditação que existe é viver a vida conscientemente. 
Conseguir isto é uma das tarefas mais difíceis da vida requer persistência, método, força de vontade, disciplina. 
O pensamento visa dar continuidade aos velhos condicionamentos, continuidade que terá de ser interrompida se quisermos ter a experiência da paz interna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS TRÊS JANELAS DA MENTE

PAULO - APÓSTOLO

REGENERAÇÃO DA HUMANIDADE