PAULO - APÓSTOLO
Mas eu já não vivo; em
verdade, o Cristo é que vive em mim.
E se agora vivo na carne,
vivo na fé do Filho de Deus,
que me amou e se entregou a
si mesmo por mim. (Gl. 2,20)
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Que
Paulo foi um dos apóstolos que mais contribuiu para a divulgação do evangelho de
Jesus é um fato indiscutível. Paulo é o autor que mais escreveu, fundou igrejas
e compreendeu o evangelho do Cristo entre os autores do Novo Testamento.
Entender sobre sua vida, obra e modo de pensar, ajudará a compreender melhor
aquilo que Jesus fez e disse através dele – eis o nosso desafio.
Seus
escritos constituem uma verdadeira obra de arte literária e fonte inspiradora
para as comunidades cristãs, no seguimento de Jesus, que é amor, justiça,
misericórdia e vida.
Convidamos
você a caminhar conosco e descobrir não só com a mente; mas também com o
coração os segredos, os desafios, as lutas, as conquistas e, sobretudo, a fé
viva que se revela no amor e na vida das primeiras comunidades paulinas.
“E disse-me: Minha graça te basta, porque a virtude, na fraqueza
se aperfeiçoa. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para
que a virtude do Cristo habite em mim.”
( 2Cor. 12,9) http://bibliadocaminho.com/ocaminho/TDivino/TR/TRP/2Cor/2Cor12.htm
(clique)
Leia
os versículos abaixo e observe como Pedro termina sua segunda epístola citando
e avaliando a contribuição de Paulo.
Pe.
2: 3.13-18
13
Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos
quais habita justiça.
14
Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes
achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,
15
e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor...
Pedro
termina a segunda epístola ressaltando a esperança de vida eterna (sua
promessa) para encorajar aqueles irmãos a viverem de modo digno do Senhor (sem
mácula e irrepreensíveis). Ao citar o assunto, Pedro relembra que aquela igreja
já havia lido e obtiveram conhecimento do que escreveu Paulo.
...como
igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe
foi dada,
16
ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas
epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e
instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria
destruição deles.
Ao
citar Paulo, Pedro reconhece que Paulo tinha sabedoria peculiar (sabedoria que
lhe foi dada) que ajudou e contribuiu para que todos os demais apóstolos
pudessem entender corretamente e com profundidade o evangelho de Jesus (costuma
fazer). Pedro também reconhece que há muitos que tentam deturpar o significado
desta verdadeira esperança por não entenderem corretamente o que Paulo havia
entendido. Pedro então, encerra dizendo que deviam permanecer firmes e crescer
no conhecimento desta esperança em Cristo.
17
Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda
que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descai ais da vossa própria
firmeza;
18
antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus
Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.
SUA
ORIGEM:
Ao
observarmos a origem de Paulo, descobriremos que Jesus não fez remendos na
história da redenção, que o evangelho pregado pelos apóstolos não foi um
plano B, como se o plano original tivesse falhado. O evangelho pregado no
Novo Testamento e o seu alcance mundial foi arquitetado no esboço original do
Senhor, e para isso Ele preparou o mundo e qualificou cada indivíduo em
particular para que isso pudesse ser possível. Dentre todas as partes
necessárias para a compreensão e expansão do evangelho, Paulo talvez seja a
peça forjada única para que a missão de Jesus fosse executada.
O escritor qualificado.
Paulo foi um escritor brilhante. Sua
habilidade com a pena não surgiu por acaso, ele recebeu a melhor da educação
judaica de sua época. Não há razões para duvidarmos que ele tenha escrito
muitos outros textos antes da sua conversão ao cristianismo. Muitos textos
antigos carregam a suspeita de que tenham sido produzidos por ele. A
hermenêutica paulina pode ser mais precisa devido a sua habilidade e precisão
com a língua grega. Dos escritores do Novo Testamento, Paulo é o mais difícil
de compreender aos olhos dos leigos, porém o mais preciso para aqueles que
entenderem seu discurso. Observe alguns pontos muito precisos de sua escrita:
Empatia
autoral.
Nas
epístolas paulinas a empatia autoral é percebida com clareza. Paulo interagia
emocionalmente com o assunto que escrevia e transpareceu isso em todas as suas
epístolas. (Gl 1:6; 3:1; 4:20)
1.6...
Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de
Cristo para outro evangelho.
Paulo
iniciou o capítulo um, transparecendo estar emocionalmente incomodado (admira-me)
pelo fato de que os irmãos da Galácia haviam abandonado o evangelho pregado por
ele.
3.1
.... Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi
Jesus Cristo exposto como crucificado?
No capítulo três, podemos perceber que o
ressentimento por parte Paulo aumentou (insensatos).
4 .2 0 .... pudera eu estar presente,
agora, convosco e falar-vos em outro tom de voz; porque me vejo perplexo a
vosso respeito.
No capítulo quatro, percebemos que Paulo
coloca detalhes de seu aspecto emocional (perplexo) e quer que seus leitores
saibam disso.
Estirpe
autoral.
Paulo
também explorou com grande brilhantismo a estirpe autoral, onde podemos
perceber o que e como o assunto que escrevia relacionava-se com a sua própria
pessoa e experiência. Esta peculiaridade epistolar é destacada no estilo de
Paulo, o que nos deixa evidente que ele sabia o que estava escrevendo.
Fp: 3.4-6
Bem
que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode
confiar na carne , eu ainda mais: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel,
da tribo de Banjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, quanto ao zelo,
perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
Conjuntura.
Perceber
e qualificar a atual conjuntura do autor de qualquer texto é de extrema riqueza
para um intérprete. Nas epistolas de Paulo, este trabalho fica mais fácil, uma
vez que ele explorou esta qualidade de escrita.
Conjuntura
vivida
Cl
4.18
A saudação é de próprio punho: Paulo. Lembrai
- vos das minhas algemas. A graça seja convosco.
Conjuntura
conhecida
2Ts
1.4
... a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos
de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as
vossas perseguições e nas tribulações que suportais.
Seu
nome.
•
Judaico: Saulo
•
Hebreu: Shaul (lwav) “desejado”
•
Grego: Saulos (Saulov)
•
Latino: Paulo - “menor; pequeno”
At
13.9... Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo,
fixando nele os olhos, disse:
Naturalidade.
Natural
da Cilícia.
Está
região estava próxima ao mar Mediterrâneo ao sul da Ásia Menor, atual Turquia.
Foi uma das mais importantes regiões políticas entre os períodos hitita e
bizantino. Paulo nasceu em Tarso, uma cidade de grande importância para a
região que fomentava a economia e o acesso para o Mediterrâneo. Tarso ficava
onde é a atual província de Mersin, cerca de 45 quilômetros da conhecida cidade
de Adana na Turquia.
Conhecido
como Paulo de Tarso – At 9.11
Cidade
importante na Ásia – At 21.39; 23.34 - 35
Cidade
com alguns (poucos) judeus – At 15.23
Educação
e religião.
Judeu
de nascimento.
De
família judia – Fl 3.4-6
Paulo nasceu em tradicional família judia e
recebeu a educação da aliança oriunda da tribo de Benjamim.
Circuncidado
ao 8º dia.
Fariseu
(alto escalão na sociedade judaica).
Perseguidor
da igreja (fiel e defensor das crenças judaicas).
Praticante
fervoroso das tradições.
Educado
formalmente em Jerusalém – At 22.3.
A
educação formal entre os judeus neste período não é acessível a todos, principalmente
para aqueles que nasceram fora de Jerusalém. Os dois grandes mestres que
propuseram as escolas tradicionais judaicas foram Hilel e Shammai. Paulo foi
educado Junto a Gamaliel, mestre, educador, doutor da lei e líder dentre as
autoridades do sinédrio judeu; que era por sua vez, era também neto de HaZaken
Hilel.
Eu
sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui
instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos
antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de
hoje.
Erudito
respeitado.
Ao
longo dos anos, Paulo ganhou o respeito dos Judeus devido a sua qualificação e
trabalho.
Poliglota
e conhecedor de assuntos diversos – At 22.2; 26.24
Conhecia
a literatura poética helenista – At 17.28
Conhecia
a filosofia secular de sua época (Epimênides) – Tt 1.12.
Sua
notoriedade.
Membro
do sinédrio.
Corte
Suprema da lei judia, que sob o domínio romano, era uma assembleia de anciãos
pertencentes a alta classe política dos judeus. O sinédrio era dedicado a
administrar a justiça, funções políticas, religiosas, legislativas,
jurisdicionais e educacionais; em síntese era a suprema corte legislativa e
judicial judaica.
Principal
entidade judaica – Jo 3.1.
Entidade
legisladora, suprema corte judicial judaica – At 23.6.
Paulo
representou o Sinédrio em missões – At 22.5; 26.10.
Reconhecido
internacionalmente.
A
fama de Paulo devido a sua dedicação e qualificação no início do 1º século
espalhou por todo o império romano.
Povo
de Damasco sabia de sua fama – At 9.21-22
Perseguidor
– At 9.13-14
Cruel
– At 8.3; 21.11a
Violento
– At 22.19; 26.11
Implacável
– At 21.11b
Autorizado
a perseguir – At 26.10
A
conversão de Paulo.
A
conversão mais importante nas narrativas bíblicas.
Depois
dos atos em pentecostes, a conversão e os atos de Paulo tiveram maior atenção
nas narrativas de Lucas – Atos capítulos 9, 22 e 26
Curso
natural da vida interrompido.
At
9.3 – Seguindo ele estrada a fora...
At
22.6 – indo de caminho e já perto de Damasco...
At 26.13 – ao meio dia, indo eu caminho a
fora...
Interrupção
abrupta.
At
9.3 – ...subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor
At
22.6 – ... repentinamente, grande luz do céu brilhou ao redor de mim.
At
26.13 – vi uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao
redor de mim e dos que iam comigo.
Irresistível,
mais forte do que tudo que ele conheceu.
At
9.4 – ... e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo,
por que me persegues?
At
22.7 – ...Então, caí por terra, ouvindo uma voz que me dizia: Saulo, Saulo,
por que me persegues?
At
26.14 – E, caindo todos nós por terra, ouvi uma voz que me falava em língua
hebraica: Saulo, Saulo, por que me persegues? Dura coisa é recalcitrares contra
os aguilhões.
O
Senhor foi reconhecido.
At
9.5,7 – ... Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou
Jesus, a quem tu persegues; ...Os seus companheiros de viagem pararam
emudecidos, ouvindo a voz, não vendo, contudo, ninguém.
At
22.8-9 – Perguntei: quem és tu, Senhor? Ao que me respondeu: Eu sou Jesus, o
Nazareno, a quem tu persegues. Os que estavam comigo viram a luz, sem, contudo,
perceberem o sentido da voz de quem falava comigo.
At
26.15 – Então, eu perguntei: Quem és tu, Senhor? Ao que o Senhor respondeu:
Eu sou Jesus, a quem tu persegues.
O
Senhor o destinou.
At 9.6 – ..., mas levanta-te e entra na
cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
At 22.10 – Então, perguntei: que farei,
Senhor? E o Senhor me disse: Levanta-te, entra em Damasco, pois ali te dirão
acerca de tudo o que te é ordenado fazer.
At 26.16-17 – Mas levanta-te e firma-te sobre teus pés,
porque por isto te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das
coisas em que me viste como daquelas pelas quais te aparecerei ainda,
livrando-te do povo e dos gentios, para os quais eu te envio...
Eleito.
At 9.15-16 – Mas o Senhor lhe disse
(Ananias): Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o
meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois
eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
At
22.14-15 - Então, ele disse: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu
para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria
boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas
que tens visto e ouvido.
A transição entre a conversão e o
ministério missionário.
O primeiro estágio em Damasco.
Ficou cego por três dias – At 9.8-9
Ouviu
a Ananias – At 9.17
Foi
batizado – At 9.18
Conviveu
com alguns discípulos – At 9.19
Pregava
a Jesus nas sinagogas – At 9.20
Surpreendeu
a todos – At 9.21
De
volta a Damasco – At 9.23
O
segundo estágio na Arábia.
Entre os versículos 21 e 23 de Atos capítulo 9
há um intervalo onde Paulo deixa Damasco e vai para a Arábia. O que não podemos
saber com certeza é da duração deste intervalo, bem como não podemos afirmar
certamente a localização geográfica. Estima-se que Paulo tenha ficado no mínimo
3 anos lá. Quanto a localização, Arábia não pode significar apenas o nome da
terra, mas do povo que vivia na região. Neste caso, Paulo pode tanto ter ido
para a terra dos nabateus,(foram
um antigo povo semítico, ancestrais dos árabes, que habitavam a região norte da Arábia, o sul da Jordânia e Canaã, em especial os diversos povoados situados em
torno dos oásis na região fronteiriça entre a Síria e a Arábia, do Eufrates ao mar Vermelho.) como pode ter sido uma referência
de ter ido para algum lugar perto de Damasco onde viviam alguns povos árabes de
domínio de Aretas. Aretas era sogro de
Herodes Antipas, e fez guerra contra ele em 37 d.C., neste caso Damasco estaria
sob o domínio dos nabateus.
Ficou
um tempo na Arábia – Gl 1.17
Deliberou
sobre o Evangelho de Cristo aos não judeus – Gl 1.11-16
Pregou
lá certamente (incomodou o rei Aretas) – 2Co 11.32
O
terceiro estágio de volta a Damasco.
Paulo retorna a Damasco – Gl 1.17
Voltou
mais fortalecido e ousado em suas pregações e demonstrava o Evangelho de Cristo
– At 9.22
Confundia
os judeus a respeito de Cristo – At 9.22
Os
judeus planejaram sua morte – At 9.23-24
Os
discípulos salvaram sua vida em cesto – At 9.25
O
quarto estágio em Jerusalém.
Os
discípulos não o receberam e duvidaram da sua conversão – At 9.26,
Gl 1.18-19
Barnabé
o apresenta diante dos Apóstolos – At 9.27
Pregou
ousadamente a Jesus – At 9.28
Discutiu
com os helenistas que o ameaçaram – At 9.29
Deus
o manda sair de Jerusalém – At 22.17-18
Os
irmãos o mandaram de volta à Tarso (10 anos?) – At 9.30, Gl 1.21
O
quinto estágio em Antioquia.
Barnabé
leva Paulo para Antioquia – At 11.25-26
Pregaram
por um ano – At 11.26
A
igreja de Antioquia era multirracial – At 11.19-22
Faz
o socorro à Jerusalém – At 11.29-30
Voltam
para Antioquia com João Marcos – At 12.25
Fonte
de consulta: Google – Wikipédia
Professor Paulo Henrique Tavares (Templo
Batista de S.J. dos Campos)
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